Quem pôde com a Autoria?

Carol Silva
2 min readJan 9, 2021

--

O tópico que se apresenta neste momento é o noção de AUTORIA e na tentativa de entende-la dentro do campo editorial, farei uma reflexão acerca do valor que se emprega a autoria nos objetos editorias. Olhando para grandes Editoras (com alto índice de publicação), penso que o reconhecimento de uma autoria é parte importante dentro da “bolha” dos objetos editoriais (no caso me refiro aos livros) que irão ser tratados por determinada Editora, e me refiro a “bolha”, porque julgo que as grandes Editoras restrinjam seu catálogo baseado não somente, mas com grande influência em nomes conhecidos de autores.

Sobre Autoria no texto Implicações entre mídium e paratopia criadora: um caso de autoria de Luciana Salazar Salgado e Vitória Ferreira Doretto (2018):

Trata-se de entender que os interlocutores não são “[…] nem escravos nem senhores da língua. São trabalhadores” (Possenti, 2001, p. 77). No caso dos objetos editoriais, esse trabalho se dá no cultivo de ritos que caracterizam um processo de criação e de edição, e que são mais ou menos publicizados, na medida em que se está produzindo objetos destinados à circulação pública — que, portanto, também os regula. A autoria é, assim, na rede de interlocuções de que participa, um nó de diferentes instâncias de trabalho, que só constituem uma unidade — a figura de autor — por estarem em implicação dinâmica; e as dinâmicas que são disparadas nos processos editoriais, por definição, procuram garantir-lhe uma condição reconhecível, uma figuração. A autoria se funda, segundo esta perspectiva, no trabalho permanente de tessitura desse nó”

É certo que algumas obras conseguem uma visibilidade maior no mercado editorial; em chance de publicação; espaços nas prateleiras e alcance de público a partir de sua autoria, considerando tanto em quem produziu o escrito; o autor, quanto na autoria de quem produziu a criação, edição e viabilizou o seu lançamento para consumo. Porém, de forma alguma coloco em questão a qualidade do que compõe a obra, isso não está sendo avaliado. Reflito aqui na tentativa de compreender o alcance que a autoria têm, como uma estudante e interessada pela área de edição.

Entendo que a autoria é um elemento integrante para as escolhas que nunca são neutras seja em qualquer espaço, no campo editorial. Por isso, trago um pouco minha análise para a minha linha pesquisa com Editoras Independentes…como que a autoria se finca nesta outra perspectiva? o valor também esta no fato da Instituição de Edição (Editoras) ser Independente, podendo até mesmo carregar um semblante político a obra, ou ao autor. Portanto a autoria, a meu ver e acredito que não seja qualquer novidade, a autoria é responsável também por encaminhar o potencial capital obra.

Obs.: Esta breve reflexão utilizou de recorte como objeto editorial, somente o livro impresso. Todavia não excluo a noção de Autoria e sua problemática dentro de debates sobre o que é produzido no ambiente virtual.

--

--

Carol Silva

Escrita despretensiosa na tentativa de esvaziar o que aflige e contemplar a quem se acanhe.